terça-feira, janeiro 24, 2006

Novos dias

"Não se podem construir dias novos sobre manhãs que se recordam", Nenhum Olhar, José Luis Peixoto

Desde que li esta frase, quase diariamente estas palavras ecoam na minha cabeça, como o ressoar de um martelo da tecla de um piano a tocar continuamente a mesma nota! É bem verdadeira a frase.....mas.....porque nos prende o passado? Sabemos que já lá vai, que não volta, no entanto, por vezes, é difícil despegarmo-nos do passado. Eu entendo este apego como uma procura de nós próprios não tanto do passado em si, mas do que nós éramos naquele mesmo passado. Da impetuosidade, do impensar, do brilho nos olhos próprio daqueles para quem o mundo é o limite, do estado de graça próprio da idade, da imaturidade e de, talvez, alguma irresponsabilidade.

É giro agora olhar retrospectivamente e ver, aos meus olhos de agora (os mesmos dessa altura, mas mais saturados e empanturrados de visões) coisas que eram óbvias e que, na altura, me passavam perfeitamente ao lado, pois os meus olhos estavam direccionados apenas para os meus interesses. Houve tantos pormenores óbvios que me escaparam, como foi possível? Li tantas coisas ao contrário, ou, por outra, não valorizei tanta coisa que li. Como foi possível? Pergunto-me agora vezes sem conta....

Concluo que não adianta lamentar-me, apenas perceber a verdade inexorável que é que o olhar é o reflexo de nós mesmos e, consequentemente, só nos permite ver tudo filtrado, não a realidade como um todo, mas aquilo que vai de encontro ao modo como pensamos na altura, fruto das nossas experiências e do seu acumular.

Lamento, contudo, a perda do brilho inerente á falta de experiências de vida, vulgo, imaturidade, pois é um brilho perturbador, capaz de incendiar um mar de gente incalculável. Temos tantas certezas nessa altura e tão poucas agora!!!!!

Agora o brilho já não é tão cintilante, está toldado pelo acumular de vivências que vão colocando, cada uma a sua barreira invisível, limitando e castrando o olhar e impedindo-nos de ver as coisas em todo o seu esplêndor!!!