domingo, dezembro 18, 2005

Eutanásia



Dei por mim a pensar na eutanásia...teremos nós o direito de "obrigar" alguém a viver contra a sua própria vontade? Eu sempre achei que não, que a vida só faz sentido enquanto acharmos que vale a pena vivê-la e agora tenho a prova provada que tenho razão....Todos os dias ouço as mesmas palavras repetidas mecanicamente e vezes sem conta:"...Só cá ando porque vocês querem...".
Isto martelado aos ouvidos dia após dia, mês após mês, fez-me parár e pensar. De facto deve ser muito triste e deprimente assistir ao nosso próprio declínio, aliás, penso que o pior é mesmo isto, é o reconhecimento da nossa cada vez maior incapacidade. Mais que a imagem que transmitimos para os outros, deve doer sentirmos as nossas capacidades a fugir dia a dia, ver que os gestos mais banais e mais quotidianos se vão tornando cada vez tarefas mais hercúleas...
Quando já nada motiva nem alegra, será que vale a pena fazer tudo o que está ao nosso alcance para manter cá as pessoas?
Por vezes sinto que estamos a empatar a vida dessa mesma pessoa, que a estamos a atrasar na sua caminhada para o infinito. Sim, porque acredito que a vida é uma caminhada, não sei bem para onde, mas acho que já descobri em busca de quê- felicidade.
Acho que vamos andando por este mundo e por outros talvez, na forma humana ou em qualquer outra em busca da felicidade e da paz de espírito. E assim, mais uma vez, vêm as asas, a vida não é mais que um voo contínuo em busca da felicidade, pode demorar dias, meses, anos, séculos, milénios, mas quando a atingirmos, aí sim termina, será que termina?, o nosso voo...
Pelos exemplos que tenho concluo que uns conseguem abrir asas e voar, continuando o seu caminho...outros, se calhar, agradeciam que não os empatássemos.....pois o caminho é longo.....

1 Comments:

Blogger Leonor said...

Com a morte do meu pai comecei a ver a ver a eutanásia de outra forma e a vê-la como um caminho. Quando vemos alguém a morrer e sabemos que NADA se pode fazer e que essa pessoa não quereria jamais continuar assim, parece-me absolutamente aceitável pelo amor e respeito ao outro.

11:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home